quinta-feira, 27 de junho de 2013

Entorse de tornozelo.
 
É muito comum ouvirmos queixas sobre entorse de tornozelo, principalmente em inversão. Deve-se ficar atento quando isto se torna frequente, podendo gerar um trauma mais grave.
O tornozelo é formado pela junção de três ossos, a tíbia, a fíbula e o tálus. Ligamentos dão estabilidade, há também o que chamamos de sindesmose tibiofibular anterior, posterior e interósseos.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
As lesões do tornozelo são causadas por uma súbita aplicação de força que ultrapasse a resistência dos ligamentos, pode ser em inversão ou eversão.
 
O termo entorse pode ser utilizado para um estiramento ou laceração de tecidos moles (ligamentos, tendões, músculos), mas geralmente associado a ligamentos.
Este tipo de lesão recebe uma classificação de acordo com a gravidade e o diagnóstico é feito através de exames radiológicos, testes de instabilidades, artrografias e ultrassonografias.

- Grau l - ligamento preservado, processo álgico ligamentar e edema local.
Tratamento: Crioterapia + compressão + elevação + fortalecimento muscular + propriocepção.

- Grau II - frouxidão ligamentar, dor intensa, edema difuso + hematoma.Tratamento: Crioterapia + compressão + elevação + fortalecimento muscular + propriocepção.
Os ligamentos cicatrizam lentamente, sendo feito por tecido fibroso e colágeno.
 
- Grau III - ruptura ligamentar parcial ou total, provável fratura por avulsão, dor intensa, instabilidade, edema difuso e hematoma.
Tratamento: Cirúrgico e fisioterapia após liberação médica.
 
Para evitar o entorse de tornozelo deve-se melhorar a percepção da pisada, ou seja, observa o apoio do pé no solo ao caminhar, prestar atenção no tipo de calçada e possíveis obstáculos, fortalecer os músculos envolvidos quando necessário, melhorar o equilíbrio e escolher o sapato apropriado ao local e ao estado de saúde do indivíduo.
 
O entorse de tornozelo pode levar a uma queda, a queda pode levar a uma fratura que pode ser grave!
 
Caso você esteja sofrendo entorses de tornozelo com frequência, busque ajuda de um profissional, algumas orientações e exercícios devem ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário